Base de dados : HANSEN
Pesquisa : PROJETOS DE PESQUISA [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 4 [refinar]
Mostrando: 1 .. 4   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 4 HANSEN  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:22362
Autor:Martelli, Celina Maria Turchi
Título:Associação entre hanseníase e infecção pelo virus da hepatite B: estudo de caso controle
?-
Fonte:São Paulo; s.n; 1995. [193] p. ilus, mapas, tab, graf.
Tese:Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Publica para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:Um estudo de caso controle para investigar a associação entre a hanseníase e infecção pelo virús da hepatite B (VHB) foi conduzido no periodo de 1992/93, na cidade de Goiânia e municipios contíguos - Estado de Goiás. Avaliou-se, também, a distribuição espacial da hanseníase neste aglomerado urbano. Inicialmente, os individuos com suspeita clínica de hanseníase foram submetidos a exames baciloscópicos e histopatológicos, independentemente da rotina do programa de Controle de Hanseníase. Do total de 855 pacientes recém diagnosticados de hanseníase, 600 eram residentes em área urbana, e foram categorizados em casos multibacilares (31,3 por cento), paucibacilares (51,8 por cento) e prováveis (16,8 por cento). Foi realizada análise descritiva desta causuística, havendo nítida predominancia do sexo masculino na forma multibacilar de hanseniase. A distribuição espacial dos pacientes possibilitou, através da análise exploratória das taxas de detecção, discriminar estratos de risco intra-urbano. Para o estudo de caso-controle, 552 pacientes de hanseníase de 10 a 70 anos foram incluídos. Os controles (N=552) foram selecionados de indivíduos com ausência de sinais e sintomas sugestivos de hanseníase oriundos da demanda espontânea de ambulatorios de 7 unidades de saúde, localizadas na região de procedência dos casos. Os participantes - casos e controles - foram entrevistados para avaliar fatores de risco para hanseníase e infecção pelo vírus da hepatite B. Foram coletadas amostras de sangue para detecção de marcadores ao virus da hepatite B pela técnica de ELISA. Comparou-se a prevalência de marcadores de exposição (anti-HBc), de imunidade (anti-HBs) e de portador (AgHBS) entre casos e controles. Foram avaliados como potenciais fatores de confusão: sexo, idade, condições sócio econômicas, estado nutricional, cicatriz vacinal de BCG e utilização dos serviços de saúde. Casos e controles foram similares quanto às características sócios econômicas e nutricionais indicando que o principio de slecionar controles da mesma base populacional que os casos parece ter sido adequado. Cicatriz vacinal de BCG esteve estatisticamente associada aos diferentes tipos de hanseníase. Houve maior proporção de indivíduos hospitalizados nos ultimos 5 anos entre casos que em controles indicando que o emparelhamento por local de residência não eliminou completamente as diferenças entre os grupos em relação ao uso dos serviços de saúde...(AU).
Descritores:HANSENIASE/compl
PROJETOS DE PESQUISA
HEPATITE B/transm
METODOS
Limites:RELATO DE CASO
Localização:BR191.1; WC335.102.70, M361a


  2 / 4 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:15474
Autor:Bernier, C; Dréno, B
Título:Minocycline
..-
Fonte:s.l; s.n; 2001. 11 p. .
Descritores:ACNE VULGAR
ANTIBIOTICOS TETRACICLINICOS
ANTIBIOTICOS TETRACICLINICOS
ANTIBIOTICOS TETRACICLINICOS
DOENÇAS AUTO-IMUNES
ESQUEMA DE MEDICAÇAO
CITOCINAS
HANSENIASE
DOENÇA DE LYME
MINOCICLINA
MINOCICLINA
MINOCICLINA
MICOBACTERIOSE
NOCARDIOSE
PRURIGO
PIODERMA GANGRENOSO
PROJETOS DE PESQUISA
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS
DERMATOPATIAS VESICULOBOLHOSAS
RESULTADO DE TRATAMENTO
Localização:BR191.1; 08329/s


  3 / 4 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:10716
Autor:Martelli, Celina Maria Turchi
Título:Associaçao entre hanseníase e infecçao pelo vírus da hepatite B: estudo caso-controle
?-
Fonte:Sao Paulo; s.n; 1993. 58 p. tab, graf.
Descritores:HANSENIASE
HEPATITE B
PROJETOS DE PESQUISA
MÉTODOS
Localização:BR191.1; 0415/d.a


  4 / 4 HANSEN  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-pt
Id:8987
Autor:Bonilha, Vladimir Fiori; Dalpino, Dirceu; Fleury, Raul Negrao; Garbino, Jose Antonio; Goncalves, Aguinaldo; Goncalves, Rita Pupo; Marques, Flavio Badin; Nakandakari, Sadamitsu; Opromolla, Diltor Vladimir Araujo; Tonello, Claudio Joaquim Sampaio; Ura, Somei.
Título:Projeto experimental de controle da hanseniase na cidade de Bauru-SP - Avaliacao do primeiro ano de implementacao / Experimental project of leprosy control in the city of Bauru-SP: evaluation of the first year of implementation
Fonte:Hansen. Int;19(2):11-18, dez. 1994. .
Resumo:A cidade de Bauru constitui-se em instância de particular interesse para estudos populacionais da endemia hansêmica. Do ponto de vista da organizaçao dos serviços de saúde, sua peculiaridade consiste em sediar o Instituto "Lauro de Souza Lima", antigo Sanatório Aimorés, que, nos últimos sessenta anos vem reunindo especialistas de nomeada internacional no referente ao manejo intra-hospitalar da infecçao: epidemiologicamente, registram-se taxas de incidência e prevalência da moléstia expressivamente baixas em relaçao à realidade nacional. Em associaçao com as recentes recomendaçoes da Organizaçao Mundial da Saúde e da VIII Conferência Nacional de Saúde, na direçao da regionalizaçao e da hierarquizaçao da prestaçao da atençao médica e das medidas de controle das doenças, iniciou-se neste âmbito, projeto experimental de intervençao, caracterizada pela articulaçao direta da referida instituiçao com a rede de unidades básicas da cidade. A duraçao da fase de validaçao do programa foi anual. Trabalhando-se a partir das metas operacionais definidas coletivamente pelos responsáveis das respectivas áreas técnicas (clínica, terapêutica, recursos humanos, baciloscopia, histopatologia, saúde coletiva, reabilitaçao e coordenaçao), procede-se à primeira avaliaçao exploratória consolidada. Tais informaçoes sinalizam, no âmbito epidemiológico, no sentido de que o "iceberg"da moléstia constitua base expressivamente mais alargada que o admitido correntemente; em relaçao à organizaçao dos serviços, exteriorizam indicaçoes que lacunas e gargalos importantes podem ser superados por gestoes intra-setoriais locais. O reordenamento institucional mais amplo parece constituir-se, complementarmente, em determinante destacado. (AU).
Descritores:HANSENIASE
HANSENIASE
PROJETOS DE PESQUISA
 AVALIAÇAO
 PROJETOS PILOTO
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/hansenint/v01aov20/1994/PDF/v19n2/v19n2a02.pdf - pt.



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : HANSEN Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information